Quando falamos em sustentabilidade no empreendimento Arbo Cabral o canteiro de obras é uma parte importante deste processo, e têm como objetivo controlar e amenizar os impactos ambientais, mas seu propósito é muito mais amplo  e compreende três aspectos essenciais: a parte social, a gestão dos resíduos e cuidado com o entorno.

No social, envolve os trabalhadores, o operário do Arbo Cabral, por exemplo, é  treinado para garantir sua segurança do trabalho, sua responsabilidade ao circular pela obra e utilização de EPI’s, além de receber orientações em relação a hábitos alimentares, higiene e saúde. Outro ponto importante é a exigência de contratar profissionais devidamente empregados conforme as leis trabalhistas, garantindo os benefícios e deveres. Desta forma, evita-se problemas de profissionais sem treinamentos e/ou sem qualificação durante a obra, assegurando a boa administração de resíduos, o uso racional da água e da energia.

Já no item resíduos, é importante mapear a região onde a obra está localizada e verificar o que ela oferece. Na região ou próximo dela, é necessário ter um aterro sanitário formal e estruturado, aterro de inertes (resíduos de construção e demolição), resíduo orgânico (para canteiros que servem refeições ou possuem alojamento), resíduos perigosos que devem ser descartados de forma correta, e cooperativas que fazem a reciclagem de sacos de cimento, papel, sucata, vidro e ferro. Na obra do Arbo Cabral é realizada a separação de resíduos no canteiro, e diretamente a prevenção da poluição de corpos hídricos, haja vista que é feito o controle da erosão e sedimentação, evitando que os resíduos sólidos cheguem às galerias pluviais. A gestão adequada de resíduos contribui para a redução do volume gerado e desvio de aterros sanitários, favorecendo sempre a reutilização e reciclagem.

No item entorno, existe um cuidado com as ruas onde a obra do Arbo Cabral está localizada, caminhões não saem do canteiro se as rodas estiverem sujas (lava rodas na saída de caminhões). A poeira também é controlada,  sendo analisada antes e durante a obra, investigando a quantidade e o tipo de material utilizado.

Veja na imagem como o canteiro do Arbo Cabral está adaptado a estes itens de sustentabilidade:

canteiro

Por se tratar de uma obra em processo de certificação GBC Condomínio, a gestão ambiental adequada do canteiro é uma das premissas do Arbo Cabral. Os itens aqui elencados são periodicamente vistoriados por profissionais qualificados e ajustados sempre que necessários.

As ações propostas pelo canteiro de obras sustentável são simples e de fácil aplicação, sendo vistas e observadas pelos próprios trabalhadores da obra e percebidas por parte de moradores vizinhos, pedestres e visitantes. Todas essas ações contribuem de maneira global para preservarmos nossos recursos naturais e mitigarmos os impactos ambientais gerados pelo processo de construção.

Para saber mais, acesse o nosso site e confira os outros diferenciais.

Comentários

    A comunidade, colaboradores, visitantes e vizinhos agradecem!

    19 / fev / 2019 | 15:42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *