Logo - MDGP

5 obras de arquitetura contemporânea para conhecer pelo mundo

5 obras de arquitetura contemporânea para conhecer pelo mundo

Você já se perguntou o quanto a arquitetura está presente em nossas vidas?

Estima-se que os primeiros registros da profissão aconteceram no Oriente Médio e na Ásia Central, no sétimo milênio a.C, com a construção das primeiras residências.

Desde então, a arquitetura passou a ocupar um papel fundamental na sociedade - que vai muito além de construir moradias estéticas e visuais. 

Hoje, ela é capaz de influenciar nossa interação com os espaços, favorecer o bem-estar e a realçar a qualidade de vida das pessoas. 

E não é preciso se limitar a um único estilo arquitetônico! Eles estão presentes nas mais variadas técnicas e trazem soluções inovadoras a cada ano.

Conheça, a seguir, um pouco mais sobre a arquitetura moderna.

O que é arquitetura moderna?

Com início no século XX, a arquitetura moderna ganhou força por utilizar materiais simples na construção de obras surpreendentes - que não passam despercebidas!

Influenciada pelos ideais da vanguarda, ela teve origem na Europa, mas logo conquistou o mundo todo por seu design à frente da época.

Suas principais características consistem em fachadas abertas ao público, ambientes integrados, ampla iluminação com janelas horizontais e os terraços com jardim.

No Brasil, grandes nomes da arquitetura moderna ganharam destaque nacional e internacional. São eles:

Lúcio Costa

Pioneiro na arquitetura moderna brasileira, conquistou o cargo de diretor na Escola Nacional de Belas Artes. 

Entre seus projetos famosos, estão o Estádio do Pacaembu e a Sede do Ministério da Educação e Saúde Pública do Rio de Janeiro. 

Oscar Niemeyer

Com um legado de mais de 600 obras da arquitetura moderna, Niemeyer tinha como marca registrada a criação de prédios em concreto, com amplas janelas. 

O Congresso Nacional, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o Copan e o Museu Oscar Niemeyer - que se tornou um dos ícones da nossa cidade - são alguns dos seus projetos reconhecidos nacionalmente. 

Lina Bo Bardi

Nascida em Roma, a arquiteta conquistou sua cidadania brasileira e deixou algumas obras icônicas de legado no país.

Entre elas, estão o Sesc Pompéia, o MASP e a Casa de Vidro.

Agora que você já conheceu alguns arquitetos modernistas que marcaram o Brasil, que tal conferir algumas obras que chamam a atenção de pessoas do mundo todo?

Obras da arquitetura moderna pelo mundo

É indiscutível que a arquitetura moderna se tornou responsável por grandes marcos em diferentes cidades e países ao redor do mundo. 

Por isso, vamos apresentar 5 obras que chamam a atenção pelo seu design diferenciado e, ao mesmo tempo, seguem as características de projetos modernistas.

Museu de Arte Kimbell, Texas

Criado por Louis Kahn, em 1972, através de uma série de estruturas de concreto abobadado. 

Seu objetivo era desenvolver um museu com capacidade para abrigar obras de arte sensíveis à luz natural. 

O projeto foi concluído com sucesso com a utilização de claraboias - que refletem a luz do sol e propagam a claridade nas salas de exposição.

TWA Flight Center, Nova York

O projeto em formato de pássaro foi desenvolvido pelo Eero Saarinen, em 1962. 

Construído com um telhado fino de concreto, ele é sustentado por 4 pilares em Y e possui claraboias para melhor entrada de luz. 

Seu design surpreendente simbolizava a emoção relacionada à nova maneira de viajar.

Congresso Nacional, Brasília

Este você com certeza já conhece, certo? Criado por Oscar Niemeyer, em 1960, se tornou a primeira construção modernista declarada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Sua estrutura é formada por uma torre dupla e cúpulas brancas em seu topo.

Colline Notre Dame du Haut, França

Projetado por Le Corbusier, em 1955, a capela se destaca por suas paredes curvas e seu telhado no formato de uma concha. 

A obra foi construída em uma região de peregrinação católica romana. 

Seagram Building, Nova York

O arranha-céu, no centro de Manhattan, foi desenvolvido por Ludwig Mies van der Rohe, em 1958. 

A construção, além de representar o poder, estabeleceu o padrão para torres de vidro e aço na cidade. 

Tem interesse em acompanhar mais conteúdos e novidades sobre arquitetura? Siga nosso Instagram e continue de olho nos próximos artigos do blog.

Compartilhe