fbpx

Milão é a capital do design. E é por lá que acontece o mais importante evento de design do mundo, o Salone del Mobile, que neste ano foi cancelado devido à pandemia de COVID-19, mas no ano que vem prepara festa em dobro, já que, em 2021, o evento completa 60 anos.

Mesmo sem a edição física da feira, que chega a reunir mais de 2,2 mil expositores de todo o mundo, as grandes marcas de design e os profissionais do setor não deixaram de criar e inventar muita moda para todos os tipos de espaço.

Um dos destaques desta leva de criações segue o compromisso com o design inclusivo e ético, com o meio ambiente e as pessoas. Vamos dar uma olhada em alguns dos lançamentos das principais marcas que participam do Il Salone e aproveitar para conferir as tendências de mobiliário.

1 O designer francês Philippe Starck, um dos grandes nomes do design mundial do século 21, produz para algumas das marcas mais badaladas do Salão de Milão. Neste ano, entre os lançamentos, ele assinou sua primeira colaboração para a legendária B&B Italia. A coleção Oh, chove! traz materiais à prova d’água. Os sofás contam com encosto ajustável, que pode ser dobrado sobre as almofadas.

foto 3

 

2 Para quem gosta de linhas sinuosas e design criativo, a italiana Moroso traz uma nova coleção projetada por Alfredo Häberli, inspirada em um antigo jogo argentino ligado à infância do designer: o taba.

Coleção projetada por Alfredo Häber

 

3 A Bonaldo apresenta a Geometric Table, desenhada por Alain Gille. Em linhas retas e design minimalista, a mesa pode ter seu tampo customizada com madeira maciça, mármore ou cerâmica e a base permite diferentes acabamentos.

foto 4

 

4 A poltrona Aston Club, assinada por Jean-Marie Massaud para a Arper, conta com assento feito de plástico reciclado, além de ser produzida com materiais livres de emissões de COV. Como é uma peça encorpada, pode ser a poltrona principal de um ambiente neutro.

foto 6

5 Uma cadeira com base giratória geométrica de madeira é a novidade da Porro, criada pelos designers ítalo-dinamarqueses GamFratesi. Com um estilo mais contemporâneo, pode ser usada em dupla em uma sala ou dar aquele toque especial em um home-office.

foto 7

6 Conforto, funcionalidade e um perfume retrô no ar. Este é o lançamento da Molteni, o Octave, de Vincent Van Duysen. que tem almofadas apoiadas em estrutura de aço extrudado.As peças são modulares, o que facilita a composição conforme o espaço, além de acessórios como bandejas de couro e encostos ajustáveis.foto 8

7 Patricia Urquiola é outra designer-sensação do evento. Desta vez, ela criou a poltrona Lud’o, para a Cappellini, uma poltrona colorida e  sustentável. A peça tem estrutura interna de plástico reciclado e cobertura de tecido, que pode ser alterada conforme o gosto do freguês.

foto 14

 

8 Paola Lenti é conhecida pelo trabalho primoroso feito com cordas náuticas. O lançamento da vez é a coleção Telar, trançada com um material tecnológico de alto desempenho e que conta até com opções de assentos para áreas externas.

foto 15

 

9 Se seu ambiente está meio sisudo, que tal quebrar a seriedade com uma peça supercontemporânea, como esta poltrona projetada pelo estúdio sueco Claesson Koivisto Rune? Ela tem almofada extra larga no assento e almofada traseira triangular, removível e facilmente reposicionada.

foto 10

 

10 Outro sofá incrível é o Grandemare da Flexform, projetado pelo arquiteto italiano Antonio Citterio, em 2011. Ele agora foi reeditado com estofamento à prova d’água e um novo apoio de braço que serve também como um baú de armazenamento. Como é modular, pode compor bem no seu espaço, além de ter linhas simples, que combinam tanto com decoração mais urbana quanto rústica.

foto 19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *