Não é novidade que as mulheres estão assumindo cada vez mais destaque em diversas áreas que antes eram predominantemente masculinas. No Mercado Imobiliário não é diferente e isso se vê em todas as funções, entre Arquitetas, Engenheiras e Designers.

Segundo dados da Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), quase um terço dos profissionais registrados na Engenharia Civil, são mulheres. Já na Arquitetura, dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) mostram que 62% dos profissionais de Arquitetura são mulheres.

Estes números traduzem o que o mundo todo já sente: as mulheres estão cada vez mais se mostrando extremamente presentes e competentes em áreas que historicamente têm maior presença masculina.

Destaque Mundial

A designer e arquiteta Zaha Hadid foi a primeira mulher e muçulmana a conquistar o Prêmio Pritzker, em 2004. Considerado o Nobel da Arquitetura, é o maior prêmio que um arquiteto pode receber por sua atuação na área. Zaha, iraquiana, se destacou por suas obras com formas arquitetônicas dinâmicas, e também por seus mais de 30 anos dedicados à pesquisa nas áreas de urbanismo, arquitetura e design.

Ao longo de sua carreira, a arquiteta criou museus, estádios, edifícios e complexos residenciais, todos ultrapremiados. Dentre as icônicas obras residenciais de Zaha, certamente o edifício 520 West 28th, em Nova York, é um destaque. Com 11 pavimentos e 40 unidades habitacionais, o edifício possui como característica marcante as curvas na fachada e seu projeto foi pensado para que cada morador do edifício de alto padrão tivesse o máximo de privacidade e ainda uma vista privilegiada para o bairro.

28th-Highline-Project-01-1024x576

Para ver outras obras de Zaha Hadid, acesse aqui.

 

Mulheres à frente do Arbo Cabral

Arbo_bannerblog_950x450

No empreendimento da MDGP lançado em 2017, as mulheres se destacam e atribuem ao projeto a precisão e sensibilidade necessárias para um empreendimento que presa por qualidade em todos os mínimos detalhes. À frente do Arbo Cabral dentro da Incorporadora está Cassia Assumpção, engenheira civil, com grande experiência em incorporação e construção de empreendimentos de Alto Padrão em Curitiba. Em conjunto com outros profissionais, ela gerencia todos os envolvidos no projeto com muita dedicação.

Para assinar a obra do Arbo Cabral no projeto de Arquitetura de Interiores, mais uma mulher destaque no cenário curitibano: a arquiteta Fernanda Cassou. Com um portfólio recheado de projetos que se tornaram referência em arquitetura, Cassou imprime no Arbo Cabral a delicadeza e praticidade que só uma mulher poderia acrescentar no projeto.

Outra assinatura feminina no Arbo Cabral está presente por meio do escritório de paisagismo Burle Marx. À frente está Isabela Ono, arquiteta e diretora executiva do Escritório, é uma das cabeças que fazem nascer e desenvolvem grandes ideias para o projeto de Paisagismo do Arbo Cabral. Além desse empreendimento, destaque em Curitiba, Isabela tem em seu portfólio no escritório, grandes obras como Museu do Amanhã e Museu de Arte Moderna, ambos no Rio de Janeiro (RJ), Tropical Islands, em Berlim, na Alemanha, Kuala Lumpur City Centre Park, na Malásia, além de projetos de residências como Condomínio Arraial D’Ajuda, em Salvador (BA) e a Residência São Conrado, no Rio de Janeiro (RJ).

Conheça mais sobre o trabalho dessas grandes mulheres no Arbo Cabral, acesse: www.arbocabral.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *