Logo - MDGP

Saiba como criar um recanto verde dentro de casa

Trazer plantas para dentro de casa é um dos princípios da biofilia e promove o bem-estar nos mais variados ambientes. Além disso, plantas e materiais estão em alta na decoração e garantem dose extra de ar puro e aconchego aos espaços. Confira algumas dicas para criar um recanto verde no seu lar e lembre-se de garantir rega e luz do sol para suas plantas.

Para Carol Nóbrega, do FLO Atelier Botânico, trazer plantas para dentro de casa tem a ver com a tendência de usar na decoração elementos mais naturais, como madeira, pedra, cerâmica, palha, rattan, linho. “Todos esses materiais têm em comum o aconchego e a origem na terra”, explica.

Para iniciar seu refúgio verde, preste atenção se as espécies escolhidas são indicadas para ambientes internos, se terão boa insolação (o indicado é que fiquem próximas às janelas ou em terraços e varandas) e o quanto vão crescer. No mais, verifique cuidados básicos como irrigação e adubação, e é só curtir seu paraíso particular.

Cactos e suculentas: plantas resistentes e com baixa manutenção.

Plantas pendentes: jiboias e heras demandam pouca manutenção e podem ser cultivadas na terra ou em vidros com água.

(Foto: Reprodução/Instagram @ojardimdeaninha)

Espécies aquáticas: experimente a marimo, um tipo de alga de textura aveludada, que gosta de água fresquinha e luz indireta.

Marimo (Foto: Divulgação/FLO Atelier Botânico)

Plantas de tons rosados: misture os tons das plantas e invista em espécies rosadas, como o singônio rosa, bem diferente das versões mais conhecidas do singônio, e a ficus elástica ruby, com folhas que parecem uma aquarela. São plantas que gostam bastante de sol.

Singônio rosa (Foto: Divulgação/FLO Atelier Botânico)

Frutíferas: quem tem espaços bem ensolarados em casa pode investir nas espécies de plantas frutíferas, como jabuticabeiras, pitangueiras e até goiabeiras. Normalmente, elas demandam de mais cuidados.

(Foto: Getty Images)

Flores: use flores na decoração, em forma de arranjos ou plantadas em vasos. Proteas e Anastácia tendem a durar mais.

(Foto: Divulgação/The Flower Power Decor)

Jardins verticais: são tendência nos espaços contemporâneos, formam belos painéis verdes e, normalmente, contam com estrutura especial de irrigação.

FOTO: REPRODUÇÃO / CLAUDIA ALBERTINI

Fonte: Casa Vogue.

Compartilhe