Logo - MDGP

Pablo Slemenson, uma referência em projetos de alto padrão

A assinatura de Slemenson certifica a qualidade do empreendimento, a sofisticação e a expertise em imóveis de alto padrão. Ele é quem assina o próximo empreendimento MDGP.

 

A arquitetura tem o poder de transformar as paisagens urbanas. Isso se tornou ainda mais forte nas últimas décadas, quando mais pessoas migraram para as grandes cidades, exigindo soluções para vários aspectos de nossas vidas, incluindo a moradia. O desafio está em propor novas formas de ocupação de espaços, integrando as pessoas aos locais e ao seu entorno, em busca de mais qualidade de vida.

Para atingir este resultado, é preciso sentir a cidade, criando projetos exclusivos e que se tornam verdadeiras referências para se viver e para outros profissionais.

O arquiteto Pablo Slemenson, sócio-fundador da PSA Arquitetura, assinou várias obras que se tornaram marcos dos espaços urbanos em uma cidade na qual é difícil se destacar, caso de São Paulo, a principal metrópole do país, além de influenciar e apresentar tendências à produção imobiliária brasileira.

 

- The Place – Inovou com os terraços gourmets e apartamentos Garden, que se disseminaram rapidamente em todo o país.

 

 

- Complexo Cidade Jardim – Empreendimento que tem um shopping como âncora, sete torres residenciais e três edifícios corporativos, criando um novo conceito de uso misto do solo.

 

 

- Fazenda Boa Vista – Uma espécie de minicidade localizada a cerca de uma hora de São Paulo.

 

A assinatura de Slemenson em um projeto é uma certificação da qualidade do projeto, da sofisticação e da expertise em imóveis de alto padrão. Não à toa, o arquiteto desenvolveu e participou também de projetos internacionais, entre eles o Studio Daniel Libeskind e a DPZ & CO, um dos principais escritórios de urbanismo dos Estados Unidos.

A mescla de sua experiência de vida, paixão pela arquitetura modernista paulista e as suas raízes no estilo neoclássico portenho do início do século permitiram a Slemenson encontrar uma linha de trabalho autêntica e com um olhar mais pluralista.

“Acredito que essas experiências deram flexibilidade ao meu trabalho e a capacidade de desenvolver projetos diversos. A arquitetura mais quente e mais livre que podemos ver hoje surgiu desta ruptura com o que existia na época”, comentou o arquiteto para uma entrevista na revista da MDGP.

 

Quem é Pablo Slemenson?

Argentino radicado no Brasil desde seus 22 anos, Pablo Slemenson teve a oportunidade de apurar sua percepção sobre o cenário urbano desde o período em que viveu na capital da Argentina. Buenos Aires respira arquitetura, uma espécie de cidade europeia na América do Sul, especialmente os projetos do início do século passado. “Eu era e ainda sou um apaixonado por Buenos Aires”, contou Slemenson.

Esta vivência moldou a herança estética de Slemenson, mantendo a elegância dessa inspiração em seus projetos. Junto a isso, há uma forma de enxergar a vida que trouxe características diferentes e complementares: a mãe, socióloga, e o pai, engenheiro, formaram um ambiente para a construção de uma personalidade profissional que dificilmente será repetida, com referências e inspirações distintas.

Sua formação se iniciou como arquiteto na Universidad de Buenos Aires e, com a mudança para o Brasil, deu continuidade aos estudos na FAU Mackenzie, um dos ambientes mais destacados da arquitetura brasileira. Na instituição, acompanhou o desenvolvimento de diversas correntes estéticas, desde os modernistas até os brutalistas, e viveu um momento social intenso de transformações.

 

 

A importância da qualidade

Apesar da importância dos conceitos e da autenticidade, Slemenson defende que a boa arquitetura está diretamente relacionada à qualidade. Nesse contexto, ele elogia a capacidade do que é produzido atualmente no país, o que, segundo ele, decorre de uma aliança entre engenheiros, arquitetos, técnicos e desenvolvedores da construção civil, que entenderam as demandas do público em seus projetos.

Esse movimento estruturado do mercado imobiliário gera outras vantagens: uma riqueza de materiais por parte da indústria, estabelecendo um novo padrão de excelência para os projetos. Isso é reflexo de outro aspecto muito destacado por Slemenson: estudo e know-how das variáveis disponíveis no mercado.

“Arquitetura de qualidade é um processo metodológico. Tem uma forma de construir o projeto, que é uma sucessão de etapas que precisam ser perseguidas, cumpridas e superadas”, analisou. “Isso é feito no terreno da realidade, no embate com o mercado, com o cliente, com a equipe e que contempla uma infinidade de variáveis. Nossa arquitetura é muito mais sobre o processo do que uma solução formal”, ressaltou Slemenson, em uma explicação sobre o método de trabalho de sua equipe na PSA Arquitetura.

 

 

 

Quer saber mais sobre o arquiteto e seus empreendimentos? Acesse a revista MDGP neste link!

 

 

Compartilhe