Logo - MDGP

8 dicas de decoração para sua casa no Natal e Réveillon

Duas das festas mais esperadas do ano ficam ainda mais especiais ao deixar a sua casa do jeito que sempre quis

O Natal e o Réveillon são duas das festas mais esperadas por muitas pessoas ao longo do ano, tornando-se alguns dos principais motivos para reunir a família e os amigos dentro de casa. Estar próximo das pessoas de quem gostamos ganhou um significado ainda mais especial depois do isolamento social imposto pela pandemia, que obrigou muitos a permanecerem separados.

Nada melhor do que tornar a casa ainda mais aconchegante e alinhada à temática deste momento, não? Por isso, vamos listar 8 dicas de decoração para sua casa no Natal e no Réveillon! Estas ideias vão tornar este momento ainda mais incrível, ficando para sempre guardado na memória e – por que não? – nas fotos salvas nos celulares e postadas nas redes sociais?

1) Inove na árvore de Natal 

Uma tradição das festas de fim de ano, a árvore é um item que não pode faltar na decoração. Uma das possibilidades é inovar na sua composição ou até mesmo em sua quantidade. Por que apostar em uma grande e não em várias pequenas espalhadas pelos cômodos? 

Que tal fazer uma silhueta de árvore na parede? As possibilidades são enormes, e a criatividade e o perfil da sua família podem determinar o restante.

2) Crie os seus enfeites

Além da árvore diferente, é possível fugir das bolas e dos enfeites tradicionais. Se você é do tipo que gosta de colocar a mão na massa, aposte em itens que estejam alinhados à tradição da sua família. Podem ser fotografias, laços, itens dos animais de estimação, seu esporte ou hobby favorito.

E lembre-se: se os enfeites têm o seu perfil, por que mantê-los só na árvore ou na sala? Espalhe para o jardim, cozinha e outros locais nos quais seus convidados vão permanecer, deixando a casa ainda mais aconchegante.

3) Atenção especial ao jardim

Se a sua moradia conta com um jardim, aproveite a beleza das plantas para trazer um ar ainda mais especial para o Natal e o Réveillon. Use e abuse da iluminação para guiar os olhos dos seus convidados para os locais mais desejados: não há necessidade de colocar várias piscas-piscas, embora também seja um caminho tradicional, a depender do tamanho e da característica do seu jardim. 

Se for uma casa, o jardim será a primeira impressão dos convidados e vai trazer um charme adicional para os seus encontros. Você pode usá-lo para explorar mensagens que gostaria de compartilhar. Em apartamentos, os jardins de inverno ou as varandas também podem ser exploradas.

4) Seja sustentável

A decoração não precisa ser totalmente comprada. Que tal apostar na sustentabilidade? Garrafas de vidro, por exemplo, podem ser usadas para passar a sua mensagem e recheadas com iluminação, independentemente do local. Você é do tipo que gosta de vinho? Já pensou em criar itens de decoração com rolhas? Use e abuse da criatividade!

5) Brinque com as cores da decoração

Aproveite os itens decorativos para trazer uma perspectiva diferente para os ambientes. No Natal, a tradição é o verde e o vermelho, mas por que não apostar em um ar diferente e trazer as cores do seu agrado? Se está na dúvida sobre como combiná-las, aposte na Teoria das Cores, conforme explica a imagem abaixo. 

Basicamente, a combinação pode ser complementar (gera contraste), análoga (lado a lado do círculo cromático), harmonia de 60º (formam um triângulo) ou de 90º (opta-se por uma cor, duas análogas e uma complementar, com foco na sincronia).

Vale ressaltar que a mistura de cores é apenas uma sugestão, mas você pode mesclar aquelas que te trazem mais alegria ou combinam com os seus sentimentos. E há aquelas que casam bem tanto com o Natal quanto com o Réveillon, caso do prateado, dourado e branco!

6) Use e abuse de tecidos

Trazer um ar inovador para a casa não necessariamente requer grandes investimentos. O uso de tecidos é um caminho para conseguir transformar a sua casa, inclusive a própria mobília! Além disso, os tecidos ajudam na decoração, seja com feltro, patchwork, entre outras possibilidades!

7) Não esqueça de dar destaque à mesa

Em geral, o Natal e o Réveillon são acompanhados de uma boa mesa de comida, seja uma refeição tradicional ou os “finger foods” e petiscos. Independentemente do cardápio escolhido pela sua família para estes momentos, a mesa estará no centro dos olhos dos convidados. Nela, deve-se apostar em todo o ambiente que foi criado, mesclando as cores e os itens criados, fechando a sua ideia.

Dentro da teoria das cores, a mesa pode ser o seu grande contraste de decoração. Vale apostar em guardanapos, sousplat/esteiras, iluminação, entre outros caminhos para complementar o que foi disposto no restante do ambiente. 

8) Segurança é fundamental

Qual o perfil de convidados da sua festa? Apenas adultos? Crianças de colo ou muito pequenas? Tudo isso precisa estar em seu planejamento. Em um ambiente cercado de crianças, por exemplo, deve-se evitar itens que possam machucá-las, como velas ou peças decorativas com “espinhos” ou vidro. Mais do que um ambiente bonito, é importante que todos possam desfrutar da festa com segurança!

Construir uma decoração impecável é incrível, mas formar um ambiente no qual todos se sintam bem e que os bons sentimentos imperem é ainda mais importante! Tudo o que queremos é curtir o Natal e passar o Ano-Novo em paz, desfrutando dos bons sentimentos deste momento!

 

Compartilhe