A incorporação de materiais sustentáveis na construção civil e também na arquitetura está cada vez mais forte, seguindo tendências globais de proteção ao meio ambiente e aumento da qualidade de vida. As inovações na área são cada vez mais surpreendentes, mostrando o quanto ainda podemos nos beneficiar com o reaproveitamento de diversos materiais.

Um bom exemplo disso foi a criação de um revestimento 100% reciclado, feito de PVC, elaborado pelos estúdios de design holandeses Overtreders W e Bureau SLA. Os azulejos foram utilizados para revestir um prédio inteiro em Oosterhout, o pavilhão musical pertencente ao colégio Sint-Oelbert. Este projeto foi concluído em janeiro de 2020 e marca a primeira vez em que um edifício é revestido com um material totalmente reciclado.

O “Pretty Plastic”, como foi batizado, tem formato de diamante e é confeccionado a partir de caixilhos de janelas e calhas coletadas em diferentes locais da Holanda. Além do fator ecológico, o Pretty Plastic ainda tem outra vantagem: cria um visual moderno através do padrão geométrico das peças. Atualmente conta com 9 tons de cinza, e novas variações de cores já planejadas para o futuro.

Um dos objetivos do Pretty Plastic é contribuir para a economia circular, na qual não existem resíduos e as matérias-primas são usadas repetidamente. Segundo texto de apresentação em seu próprio site, a ideia também é gerar uma mudança permanente no setor de construção: “Mais da metade dos resíduos que nossa sociedade produz são resíduos de construção e infraestrutura. A transição para uma economia circular significa uma transformação fundamental para a indústria da construção”.
De acordo com matéria da Casa Vogue, o produto começou a ser desenvolvido em 2017, mas só foi concretizado em 2019 após ser comprovado que o Pretty Plastic é resistente ao fogo, tornando-o assim uma opção segura de revestimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *