As casas ganharam, nos últimos meses, uma dimensão universal. Elas, que já eram refúgios, viraram também uma janela para o mundo. E foi justamente dentro deste conceito, que a CASACOR Rio de Janeiro resolveu comemorar seus 30 anos. Com um formato híbrido entre visitas presenciais e virtuais, a mostra montada no Palacete Brando Barbosa, endereço icônico do Jardim Botânico rodeado por 12 mil m² de Mata Atlântica, apresenta tendências atuais para a decoração e a composição das casas.

Espaços integrados e multifuncionais

UP3 Arquitetura – Casa UP

Os ambientes com múltiplas funções foram a salvação dos últimos tempos. Salas e quartos tornaram-se polivalentes e acumularam as funções de escritórios, academias e salas de TV. Planejamento, móveis versáteis e materiais ajudam na tarefa.

Coração verde

Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida – Sala de Banho Deca. André Nazareth/CASACOR

Mesmo dentro de casa, o contato com a natureza é essencial. Da vista que vem da janela ao vaso de planta na sala, cada vez mais a natureza é incorporada no nosso dia a dia e garante a sustentabilidade dos espaços e o nosso bem-estar.

Viagem no tempo

Andréa Chicharo Arquitetura – Biblioteca. André Nazareth/CASACOR

Se você tem um imóvel com características de um período histórico, tire partido dos detalhes originais da arquitetura antiga. Sancas, portais, vitrais, painéis de azulejo, tetos decorados podem ser revitalizados e incorporados nos projetos.

Misture referências

Chicô Gouvêa – Sala de Almoço e Varanda. André Nazareth/CASACOR

Peças de épocas e estilos completamente diferentes podem conviver em uma mesma decoração. A ordem é misturar tudo.

Despojamento

Paola Ribeiro – Quarto do Casal. André Nazareth/CASACOR

Um jeito despretensioso de viver vem ganhando espaço na decoração das casas. Tudo mais simples, charmoso e essencial, como em uma casa de praia.

Serviço

Até o dia 9 de maio, a CASA COR Rio mostra acontece em formato híbrido: a versão presencial, com foco na experiência de visita aos 38 ambientes da casa. A parte digital amplia a experiência do público, que mesmo à distância, pode explorar cada detalhe dos projetos – entre espaços, pátios e jardins – por meio dos Tours 3D, fotos, vídeos e do anuário digital.

E já aproveite para atualizar a agenda: a CASA COR Paraná vai acontecer entre 3 de julho e 15 de agosto, no Antigo Aquacenter Batel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *