fbpx

A construção de um edifício passa por diversas etapas, que vão desde a fundação até os acabamentos. A obra do Arbo Cabral, com entrega prevista para o segundo semestre de 2020, já está em seu 16º pavimento e o progresso é percebido diariamente. Nesta matéria, abordaremos cada um dos processos construtivos que estão em execução ou já foram concluídos.

image004

Etapas de uma construção

Finalizado o projeto arquitetônico e os projetos complementares, como os estruturais, de instalações hidráulicas, elétricas, de telefonia e automação, a matrícula do imóvel é realizada, o alvará de construção é solicitado e o planejamento da obra é feito. Depois, é hora de começar a construir!

Comumente uma obra segue as etapas  contenção e fundação, estrutura, alvenaria, instalações, revestimentos, acabamentos, pinturas, paisagismo e finalização. Entenda melhor as etapas já concluídas ou em andamento no Arbo Cabral:

Contenção e Fundação

Primeira fase de qualquer construção após a conclusão do projeto são as fundações. Essa etapa consiste na infraestrutura que serve de base para o empreendimento e sua composição pode variar de um empreendimento para o outro.  No Arbo a solução adotada para a contenção foi o sistema de “paredes-diafragma” que é uma solução conhecida pela segurança oferecida e pela agilidade de sua execução. Já nas fundações, foram executadas estacas hélice-contínua de grande diâmetro e estacas barretes. Estas são soluções comuns à empreendimentos de maior porte e verticalização, em função da segurança e elevada capacidade de carga.

Em ambas soluções, usa-se materiais líquidos para estabilização do fuste (buraco) até que se concrete a peça em execução. No Arbo, optou-se pela utilização de um polímero estabilizador que pode ser diluído e descartado na rede de esgoto convencional, evitando contaminação de água e descarte em aterros sanitários.

Estrutura 

Esta etapa consiste no “esqueleto” do edifício e é a parte onde existe maior necessidade de conferências e supervisão para garantir que tudo está dentro dos parâmetros de qualidade normatizados e da construtora. No Arbo a estrutura é composta por vigas, pilares e lajes protendidas, de modo à proporcionar ao morador maior amplitude dos vãos da garagem e apartamentos, oferecendo maior conforto quando comparado à soluções convencionais. A previsão desta etapa da obra está prevista para Dezembro.

Alvenaria e Vedação

É quando as paredes em si são erguidas. Se na etapa da estrutura foram colocados os itens necessários para a sustentação do edifício, agora com a etapa da alvenaria o empreendimento começa a se aproximar do seu formato final, já proporcionando aos visitantes uma melhor noção dos espaços, com demarcações dos cômodos e dando a sensação de um ambiente residencial. Para evitar desperdícios e aperfeiçoar a produção, a construtora desenvolve um projeto de paginação dos tijolos e placas de drywall, além de utilizar um sistema de “pré-porcionamento” dos tijolos e placas, de modo à subir às unidades apenas a quantidade exata necessária para execução dos pavimentos.

Instalações 

Aqui, são realizadas as intervenções relacionadas aos fluidos e fios, ou seja, instalações elétricas, hidráulicas, gás e automações. As instalações iniciam-se junto à alvenaria e vedações e continuam em execução até a etapa de acabamentos, por se tratarem de itens que permeiam todas as partes de um empreendimento. Costuma-se assimilá-las ao sistema circulatório do corpo humano, por conta da sua importância e extensão.

Gostou de conhecer estes aspectos de uma obra? Então fique ligado nas atualizações do blog, pois voltaremos a falar das etapas restantes – revestimento, acabamentos, pintura, paisagismo e a finalização – quando o Arbo chegar nelas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *