Uma forma segura em ter alimentos orgânicos e livres de conservantes é cultivá-lo na própria casa. Porém, a falta de espaço, comum principalmente nas grandes cidades, fez com que as pessoas pensassem em novas formas para ter os seus mantimentos naturais sempre a mão, e então se popularizaram as hortas verticais.

As hortas suspensas surgiram para difundir o método de cultivo orgânico, aproveitando a extensão vertical. Essa técnica de jardinagem está em grande crescimento, uma vez que tem o conceito ecológico, e deixa o ambiente mais verde e agradável em casa.

Elas são fáceis de conservar. Alguns cuidados importantes antes de começar a sua horta é pensar no lugar onde ela ficará no ambiente. É preciso deixá-la em um local em que a exposição do sol não se dê por muitas horas; a base do vaso precisa de elementos que possam drenar a água de forma eficiente; e utilizar recursos para que as plantas cresçam de forma vertical, como apoios com grades próprias, cordinhas ou palitos de madeira.

As hortaliças mais indicadas para cultivo em casa são a berinjela, couve, cenoura, tomate, pimenta malagueta, pimenta dedo-de-moça, pimenta biquinho, jiló, espinafre, alface e agrião, além de temperos como salsinha, cebolinha, manjericão, coentro e orégano. Algumas plantas medicinais também são bons elementos para se ter em casa, como hortelã, camomila, arruda, boldo e melissa.

Um forte apelo para essa modalidade de horta é a falta de espaço em casa, mas não é o único. A necessidade de ingerir alimentos mais saudáveis, fez com que as formas de manter sua horta em casa ganhasse vários modelos espalhados pelo mundo.

Na Semana do Design em Milão, que neste ano aconteceu entre os dias quatro e nove de abril, um dos itens que mais chamou a atenção foi o Growroom, da Space 10. A peça consiste em uma estrutura esférica, com uma abertura no meio, que permite que as pessoas cultivem seus próprios alimentos de forma sustentável.

A ideia ganhou grande destaque mundo afora, como uma alternativa séria ao modelo alimentar global, pois as comidas são mais nutritivas e saborosas quando consumidas frescas. Além da harmonia e integração com a natureza dentro da própria casa.

Pensando por esse viés percebemos que há alternativas para que possamos hortar e ingerir alimentos mais saudáveis e nutritivos. Além de ajudar no bem-estar e melhorar a qualidade de vida.

A horta vertical é a grande inovação para transformar espaços em um local tranquilo e com plantas do próprio gosto em casa, e colabora com a decoração e com a saúde do morador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *